segunda-feira, 11 de julho de 2016

REFORMA DE LUNETAS PARA TORNO


Olá, quando comprei meu torno mecânico, há algum tempo atrás, ele veio sem as lunetas.
Luneta é aquele tipo de coisa que você nunca vai usar, mas precisa ter. É a lei de Murphy, só por que você não tem, vai precisar. Eu, em 25 anos trabalhando com usinagem nunca usei, mas como sou muitas vezes sistemático, fui atrás das minhas.

Existem dois tipos de Lunetas, a fixa e a móvel, por enquanto só arrumei a móvel, e para cagar ainda mais, foram logo duas, e uma não serve no meu torno, não me preocupei em medir. Ambas comprei bem baratinho no ferro velho, mas vieram bem  zoadas.



Todos os fusos, que fazem os torpedinhos se movimentarem estavam travados e as pontas de bronze foram refeitas. Procurar uma para comprar por ai estava fora de questão, pois cobram muito caro, por menos de R$ 350,00 impossível encontrar uma, e quando encontra... 

O interessante nesse trampo foi a diferença de conteúdos encontrados no YouTube, como eu já disse aqui para mim o YouTube é algo sensacional. No período em que eu estava inserido nesse projeto algumas pesquisas eu fiz. Pois bem, quando se pesquisa por Luneta para Torno, ou seja, com o termo em Português, quase nada aparece. Mas quando se usa o termo em Inglês, Steady for lathes, a coisa muda. Impressionante a diferença.

Pode ser babaquice, mas na minha opinião, esse já é um indicio da nossa falta de capacitação técnica, em vários setores da economia. Muito conteúdo técnico pode ser encontrado no YouTube e produzido por gente comum, pena que em Inglês.

Mas tem coisa boa nossa também, fugindo um pouco da mecânica e indo um pouco para a marcenaria temos dois ótimo canais, Oficina de Casa  e Empoeirados .


Claro que é só uma luneta de torno .. daqui um tempo talvez nem fabriquem mais tornos ... no Brasil, que já foi um grande fabricante de máquinas operatrizes e que já até exportou para os E.U.A., não se fabrica mais a tempos ...  agora importamos ... que pena.




Nenhum comentário :

Postar um comentário