domingo, 28 de fevereiro de 2016

PORTA BROCAS


Olá, "Ordem e Progresso", palavras bem conhecidas para os brasileiros mas que parece não fazer muito sentido para nós nos dias atuais, diante de tantos problemas que o país enfrenta. Certamente, se todos incorporassem o que esta escrito em nossa bandeira, a coisa seria outra.

Pelo menos para mim, eu tento! Parece uma grande bobagem, mas são nas coisas simples, aquelas que menosprezamos, que fazem a diferença.
Quando eu estudava administração de empresas, vivíamos a era dos gurus, dos grandes pensadores do planejamento estratégico e etc. As organizações pagavam pequenas fortunas para essas pessoas lhe dizerem o que elas já sabiam, mas inexplicavelmente não faziam.

Bom, no meu caso aqui, eu não vou pagar a ninguém para organizar minhas brocas, e se eu fosse "guru" afirmaria que trabalhar procurando brocas é um saco! Demora-se mais tempo para procurar a broca do que para fazer o furo. Sem falar que  brocas, juntas, espalhadas em uma caixa, vão perdendo o corte pois ficam batendo entre si. E vamos lembrar aqui que são ferramentas caras.

Pois bem, para fazer meu porta brocas eu usei restos dessas vigas de madeira para construir telhados, como não arrumei um pedaço para fazer a peça inteira, fiz a união de peças. E na parte de cima usei uma placa de J-Bond, que é um composto de duas placas de alumínio com o núcleo de polietileno, muito usado em fachadas. Muito fácil de trabalhar e no meu ferro velho favorito, muito fácil de achar.





Para unir as madeiras, fiz dois rebaixos usando a velha e boa talhadeira, finalizei a junção com cola e duas chapinhas parafusadas para reforçar bem.
Na placa de J-Bond, fiz as gravações e marcações com pantógrafo CNC na empresa em que trabalho, Harley Masterson  do Brasil, que é especialista em gravações industriais.

Depois de fazer a junção das madeiras para formar uma peça só, eu colei a placa. Como fiz o bloco bem maior fiz o arremate na serra de fita.



Para finalizar, tampei as imperfeições com massa F12, pintei de azul e poli a placa. Sem antes é claro de fazer as furações para colocar as brocas.
É isso ai pessoal, um "Ordem e Progresso" a todas as oficinas do Brasil !
Em breve farei outro desse, mas agora para as Chaves Allens, também um saco ficar procurando a chave certa ...

Forte abraço a todos que tiveram paciência para ler isso !




Nenhum comentário :

Postar um comentário