domingo, 31 de janeiro de 2016

PEDESTAL PARA ESMERIL

Olá!
O esmeril é uma ferramenta indispensável para qualquer oficina, seja ela qual for. Mas ele é meio chatinho quando o assunto é instalação.
Ele é pequeno, mas você precisa de espaço para se posicionar diante dele para executar as tarefas. Se por na parede, ou na bancada, ele vibra.
Minha esposa me acusou, ou melhor, o esmeril, de ser o responsável por todas as rachaduras da casa. Pobre esmeril ... o meu já esteve em todos os lugares possíveis e eu nunca satisfeito.
Diante de algumas mudanças que eu fiz na minha oficina, eu tive que realocar o meu, então resolvi fazer esse pedestal e monta-lo definitivamente.





Até tem uns pedestais prontos no mercado, mas comprar não tem graça, é muito fácil, o legal é fazer. E eu só fui ver que tinha para vender depois que eu adquiri uma barra "i" para fazer o meu, ai jás, se eu comprasse uma pronto o que eu iria fazer com aquela barra pesada pra cacete.
Bom, já que vamos fazer um, vamos inventar umas modas... então decidi fazer no meu algo que esta muito em uso ultimamente, os nichos! Isso mesmo, no meu ultra sofisticado pedestal homemade para esmeril, terão nichos. E uma caixa de água, para resfriamento das peças!





Como sempre no meus trabalhos, toda a matéria prima veio do ferro velho, e a primeira tarefa foi acertar o comprimento da barra, deixei com um metro de altura. É até mais alto dos encontrados no mercado, mas na empresa em que trabalho, o esmeril de lá tem um metro e é muito confortável para trabalhar.
Depois serrei as chapas da base, do topo, a chapa do nicho de cima, onde vai a caixa de aguá e para os outros dois nichos do meio eu usei cantoneiras. Tudo foi serrado com a minha serra Acerbi que já postei aqui a reforma.









Depois foi soldar tudo, como sou ruim de solda, eu usei massa rápida para disfarçar meus horrorosos cordões de solda. Como nunca havia usado essa massa algumas cagadinhas ocorreram, para reparar pequenas imperfeições ela é ótima, mas para buracos muito grandes tem que ir passando aos pouquinhos e esperar secar, para passar mais um pouquinho e assim por diante.







Na pintura, para evitar os problemas que eu venho tendo com aderência eu usei um desengraxante comprado em uma loja de tintas automotivas, é um produto perigoso, mas aparentemente resolveu, uma vez que eu não lixei muito pois a barra "i" estava bruta e é impossível deixa-la 100% apta para pintura.







Por isso eu dei um fundo de zarcão, daquele laranja, para depois vim com um azul caiçara. Escolhi azul pois é uma cor que tranquiliza e favorece o exercício intelectual e também por que era uma tinta que eu tinha aqui, unir o útil ao agradável será um mantra para 2016!











Para fazer a caixa de água o que consegui foi essa chapa horrorosa.
Mas foi perfeita, pois era um pouco grossa, o que facilita na solda.




Lixei ela inteira e serrei as partes para solda.
Algumas cagadas ocorreram.
A falta de planejamento é o prenuncio do fracasso.
Imaginei a caixinha, tirei as medidas, mas fiquei com preguiça de fazer um croqui.
Ai quando fui soldar, soldei errado e a caixa não ficou como o desejado. Ou seja, perda de material e tempo.
Mas no final deu tudo certo. Quando ligado o esmeril trabalha sem vibração e silencioso. Só vibra um pouquinho quando você desliga e ele vai parando...






Este foi meu primeiro post de 2016. Espero fazer um post deste por mês, portanto se eu conseguir fazer mais onze trabalhos em 2016 eu ficarei muito feliz.

Este post tem um cunho mais industrial, mas pretendo fazer trabalhos mais para o lado do Decor ... é  que ando assistindo muito o Decora, com o Marcelo Rosenbaum, kkkkk.











Nenhum comentário :

Postar um comentário