domingo, 5 de abril de 2015

Mountain Bike em Mairiporã

Olá, o Mountain Bike (MTB) é uma categoria do ciclismo praticado em estradas de terra (off road) com muito contato com a natureza. E o "Mountain" de montanha é muito real porque literalmente você sobe a montanha. E sobe, sobe mais, sobe muito ... vale saber desde o inicio que não existe passeio de MTB sem subidas. 

Aqui perto da cidade de São Paulo, acho que os dois lugarem mais indicados para o MTB são na região da Serra da Cantareira (Mairiporã) e na região da Serra do Mar (Ribeirão Pires - ABC). Porém qualquer outro lugar com estradas de terra que remetem o contato com a natura certamente é uma pratica de MTB.

Eu costumo ir muito em Mairiporã, pois para não  pedalar sozinho em trilhas, eu me junto ao grupo Tribo do Pedal Selvagem (www.tribodopedalselvagem.com.br). A quantidade de trilhas nesta região é imensa com muitas subidas, estradões e sigle tracks. Quando chove a diversão é garantida. Mas a atenção deve ser redobrada.



Muitos percursos são possíveis em Mairiporã, que podem até serem estendidos para Atibaia. O lugar aparentemente é seguro, desconheço noticias de roubo e mesmo em lugares com mata muito fechada não é de todo desabitado. 

Pedalar sozinho não é muito indicado, é bom pois você faz seu rolê de uns 40 km sem muitas paradas e consegue faze-lo por exemplo em uma manhã de Domingo, e ainda consegue voltar para almoçar com a família. Eu baixava percursos da net em meu Garmin  e ia sozinho, por várias vezes fiz isso sem problemas.

Porém no momento estou preferindo em grupo,  há mais paradas, demora mais, mas da mais segurança, e estamos ali para se divertir, nada de pressa. Por isso para quem quer começar a se aventurar em trilhas de bike indico a Tribo do Pedal Selvagem. Há sempre duas ou três opções de trilha, para iniciantes e para os mais preparados.

O importante é ter uma bike revisada, tipo mountain bike com pneus de cravos, levar câmera reserva, água, lanche, usar protetor solar e equipamento de segurança (Capacete, luvas e óculos).

De resto é ter vontade. Na primeira vez a gente acha que vai morrer, vai empurrar muito a bike, vai dar cainbrãs. Acha que não vai conseguir... mas o fascinante no MTB é que você vai querer fazer "sofrer" tudo de novo !

Para um morador da Cidade de São Paulo como eu, ir de vez em quando fazer uma trilha de bike em contato com a natureza é algo muito fascinante, por isso sempre quero "sofrer" cada vez mais.







Nenhum comentário :

Postar um comentário